Os vovôs estão “ON”: Aplicativo para idosos usa jogos para melhorar memória

Fonte: https://exame.com/tecnologia/os-vovos-estao-on-aplicativo-para-idosos-usa-jogos-para-melhorar-memoria/

 
 

Chamado "cérebro ativo", o app é gratuito e conta com mais de 5 mil downloads


Adaptar-se à nova realidade imposta pela pandemia não é uma tarefa fácil. Deixar de ver a família e os amigos é uma escolha complicada — especialmente quando se fala de deixar de abraçar os avós. Pensando em ajudar as pessoas com mais de 60 anos a se distraírem e manterem a capacidade cognitiva em dia, mesmo que à distância, o aplicativo Cérebro Ativo foi lançado em 2020 no mercado brasileiro. Desenvolvido pela International School of Game (ISGAME), o app usa jogos especialmente desenvolvidos para a terceira idade como uma plataforma para melhorar a qualidade de vida dessa população — tudo ao alcance dos dedos.

Tudo começou em 2014, quando Fábio Ota, CEO e fundador da ISGAME, começou a pesquisar sobre como ensinar crianças a desenvolver senso de planejamento e raciocínio lógico usando videogames. No meio do caminho, encontrou várias pesquisas que abordavam o uso dos jogos para prevenção do Alzheimer e mudou o foco: passou a estudar uma nova metodologia para ensinar idosos a jogar e desenvolver videogames. Colocou a metodologia em prática e passou a lecionar para o público com mais de 60 anos.

Dois anos depois, com a metodologia pronta, ele a transformou em um estudo científico, feito com 75 voluntários, de agosto a dezembro de 2016. Com o relatório do experimento pronto, Fábio Ota submeteu o estudo ao PIPE-FAPESP (projeto que apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em micro, pequenas e médias empresas no Estado de São Paulo). O principal intuito era provar que os games são capazes de estimular a cognição e podem retardar a evolução do declínio cognitivo nos idosos. Com a tese confirmada e o aval da instituição, ele recebeu um aporte para sua empresa, de R$ 200 mil.

Em 2018, com o apoio do programa PIPE fase 2, a ISGAME recebeu um novo aporte, de R$ 800 mil, e passou a formatar o aplicativo Cérebro Ativo e disponibilizaram a solução para o mercado. Os primeiros a testarem o app foram, claro, os próprios alunos da ISGAME: mais de 200 idosos tiveram acesso à versão beta e, a partir do feedback deles, a equipe conseguiu ajustar o produto para atender ao seu público.


https://exame.com/tecnologia/os-vovos-estao-on-aplicativo-para-idosos-usa-jogos-para-melhorar-memoria/