5 atividades físicas que podem fazer a diferença na saúde de idosos

Fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2021/02/12/5-atividades-fisicas-que-podem-fazer-a-diferenca-na-saude-de-idosos.ghtml

 
 

Quando falamos em atividade física para pessoas da terceira idade, é importante, antes de tudo, saber quem é o idoso que vai praticar a atividade. Às vezes as pessoas associam atividade física para essa faixa etária apenas a hidroginástica e pilates - que são excelentes atividades, mas outras também são. O praticante pode ter sido lutador e gostar de lutar, ou corredor ou nadador e preferir voltar a praticar essas atividades. Essas experiências precedentes influenciam muito na escolha e no sucesso da atividade como promotora da qualidade de vida. O mais importante é ter orientação e saber como dar os primeiros passos. Dito isso, confira algumas sugestões de atividades para essa turma:

  1. Dança - É uma atividade física que pode ter várias intensidades, de acordo com cada um. Além de trabalhar o corpo e a coordenação, é altamente indicada para a socialização com outras pessoas.
  2. Natação - É uma modalidade bastante segura e com baixo risco de lesão. Também trabalha a coordenação e, principalmente, o ritmo de respiração. Se já tiver praticado o esporte, melhor ainda. Os nados crawl, peito e costas são bem indicados e mexem a musculatura de uma forma global. O nado borboleta é o mais difícil e não precisa ser praticado.
  3. Corrida - Quase todo mundo pode correr se seguir um plano bem orientado e que respeite e acompanhe as evoluções. Não existe idade para começar a correr, encare isso como uma oportunidade.
  4. Hidroginástica - É um trabalho de força e equilíbrio que pode trazer excelentes adaptações musculares. E, como é praticada com mais da metade do corpo na água, se torna uma ótima sugestão para aqueles que têm algum problema com equilíbrio.
  5. Musculação - É uma atividade coringa. Pode ser facilmente ajustada para um trabalho específico em qualquer parte do corpo. Como os pesos dos aparelhos e halteres são graduados, uma progressão bem suave pode ser feita. Para os iniciantes, os aparelhos podem ser mais eficientes em um primeiro momento. Mas com o ganho gradual de força e prática, uma boa sugestão é fazer alguns exercícios com peso livre também.